sexta-feira, 11 de junho de 2010

MÓDULO RESIDENCIAL

O módulo residencial é composto de 11 residências interligadas. Possue 2 pavimentos e as áreas das residências variam entre 55 e 70 m².
Estão todas direcionadas para a face Norte. Desta forma, todas recebem sol.

QUARTO ESTUDO DO PROJETO


Aqui o projeto está definido. Percebe-se os detalhes da implantação. Há eixos diagonais no sentido NE/SO que definem as áreas verdes por interesses: play ground, ginástica, quiosques de alimentação, gramado, equipamento de ginástica para idosos,...

TERCEIRO ESTUDO DO PROJETO

Nesta fase, além de chegar a uma densidade de 140 hab/hac, o estudo do modelo de habitação já estava concluído.





SEGUNDO ESTUDO DO PROJETO


Neste estágio, além do aumento da densidade demográfica, a área de comércio, hotel e poupa tempo foi separada da área residencial e escola.

PRIMEIRO ESTUDO DO PROJETO

Neste estágio ainda não havia a preocupação em aumentar a densidade demográfica.

sábado, 22 de maio de 2010

MODELO DA ALVENARIA ACABADA - PORTAS E JANELAS - PRANCHA 3/3


Nesta foto pode-se vizualizar um modelo de casa consturída com os tijolos perfurados, molduras das janelas e portas em cimento na cor laranja e esquadrias de madeira.

MODELO DA ALVENARIA - PRANCHA 3/3


Nesta foto pode-se observar a praticidade deste modelo de tijolo, que permite a passagem das tubulações hidráulica e elétrica sem necessidade de cortes e rebocos. Reduzindo mão-de-obra, tempo e custos da construção.

TGI II - 1ª APRESENTAÇÃO - PRANCHA 3/3



Visualização de um dos modelos arquitetônicos, incluindo planta baixa e cortes, que comportará 7 unidades residenciais, que variam de 60 a 70 m² cada.

Construção com laje pré-moldada, alvenaria em tijolo vazado de 15 cm de largura na cor natural com pintura de silicone transparente, portas e janelas em madeira natural envernizada, com moldura em cimento na cor laranja e pisos cerâmicos. Telhas de barro.

TGI II - 1ª APRESENTAÇÃO - PRANCHA 2/3


Visualização das quadras residenciais, mistas, comerciais e institucionais.
As quadras de 1 a 8 são compostas de 96 módulos de 7 unidades residenciais cada totalizando 672 residências. Considerando-se uma média de 4 pessoas por residência, temos um total de 2.688 pessoas para 24 hectares e consequentemente uma média de 112 pessoa por hectare.
A escola situa-se na quadra 9, próxima às residências. Na quadra 10 está o poupa-tempo e os serviços, fazendo frente para a Av. Miguel Damha.
Na quadra 11 encontra-se o Hotel, com três torres de 15 andares cada, também de frente para a Av. Miguel Damha.
A quadra 12 é constituída de várias unidades comerciais fazendo frente pra a Av. Miguel Damha e para as quadras residenciais simultaneamente.

TGI II - 1ª APRESENTAÇÃO - PRANCHA 1/3


Nesta prancha podemos ver o diagnóstico e o prognóstico da implantação.

domingo, 16 de maio de 2010

CENTRO COMERCIAL


Um Centro Comercial será implantado para atender o fluxo da rodovia SP318, e os moradores e trabalhadores da região. Farão parte do centro comercial uma livraria/banca, mini-mercado, padaria, loja de presentes e decoração, farmácia, loja de conveniência e loja de roupas.

SERVIÇOS


Com o aumento do fluxo de pessoas na região, uma completa área de serviços será implantada, composta de: poupa-tempo, correio e banco 24hs.

ESCOLA


A escola é parte fundamental do desenvolvimento do Espaço Integrado, funcionando diariamente, facilitando a vida das mães e pais que trabalham e habitam o Espaço.

INFRAESTRUTURA DO ESPAÇO INTEGRADO


Em função de uma carência de hotéis voltados para negócios na cidade e com a implantação de novas indústrias na região, viu-se a necessidade de oferecer esta categoria de estabalecimento no Espaço Integrado.

sexta-feira, 30 de abril de 2010

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Vale a pena conhecer Pedra Branca: um projeto de New Urbanism em Palhoça, SC.

sexta-feira, 12 de março de 2010

ESPAÇO INTEGRADO

Oi Pessoal!



Vou colocar aqui um pouco do que acredito ser uma forma mais justa de se viver num lugar super bacana.

Gostaria muito que os muros não existissem.

Não por uma questão de exclusão social, mas sim porque acredito que a violência não deveria chegar aos níveis que chegou em todo o Brasil.



Minha proposta é criar um espaço integrado, onde as pessoas possam morar, trabalhar,... e desfrutar de um ambiente aconchegante, com lazer, saudável e que atenda às necessidades básicas de moradia sem a necessidade de grandes deslocamentos.



O projeto prevê uma área comercial, institucional, hotel, escola primária, moradia mista (comércio/residência) e residencial.



Vou contar um pouco mais sobre ele na próxima edição, OK?



Abraço,

Rosane